O Primeiro Contra Mare

Este é o primeiro blog da minha autoria www.fotolog.terra.com.br/contramare, o qual perdi o acesso. Atualmente estou em novo endereço:www.contramare2.blogspot.com

29 abril 2005

Imprensa ou empresas de comunicação?

04/03/2005 16:26

“Já que é ignorada, cheia de escândalos e agora corrompida, para que serve a mídia americana convencional?” questiona Paul Harris em artigo do The Observer, ao referir-se sobre as bombas que têm explodido em terreno norte-americano nos últimos anos.

Para Bush Júnior, infelizmente, essas bombas não são no sentido literal, já que assim teria mais motivos para manter sua política econômica contra o ‘eixo do mal’ – alguém duvida que ele ora por isso todas as manhãs? - . As bombas referem-se às constantes denúncias e comprovações das intervenções do governo na mídia norte-americana.

Fim de janeiro, o escândalo com um jornalista que, durante dois anos, participou das raras entrevistas coletivas concedidas pelo presidente norte-americano. ‘Jeff’, como carinhosamente era citado - inclusive por Bush - é garoto de programa e está ligado a sites homossexuais.

Calma, não se trata de um caso Mônica Lewinsky gay. O fato é que Jeff nem jornalista era e, o site para o qual dizia trabalhar, nem leitores tem. O engraçado é que ele se sentava lado a lado dos repórteres mais conceituados do País e sempre era escolhido para fazer suas perguntas. Agora pense se você tivesse essas oportunidades, quais seriam suas indagações? Pois bem, Jeff passava bem longe dessas cabeludas. Ele não perdia a chance de elogiar o governo Bush e oferecer a este a oportunidade de se auto elogiar ainda mais.

Este é apenas um dos tiros que têm saído pela culatra. Diversos outros casos que comprovam a intervenção do governo na mídia já foram comprovados: suborno a jornalistas, vídeos promocionais transmitidos por centenas de emissoras, pessoas contratadas em talk shows... Com certeza, este é um governo que reconhece o poder dos veículos de comunicação.

Outro presidente que também reconhece o poder da mídia é o venezuelano Hugo Chávez. Este, não por investir o dinheiro público para manipular a opinião pública, mas por ser o alvo de constantes ataques. Desde quando tomou posse em 1998, tem contrariado os interesses de uma minoria que dentre abastadas posses, é dona dos principais veículos de comunicação.

Eis que indago aos leitores brasileiros: vocês acreditam no que lêem? Acreditam em um jornalismo isento, imparcial, independente? E se eu ressaltar que a maioria dos veículos enfrentam dificuldades financeiras – para não falar que devem até as calças -. Que no governo FHC, este criou uma emenda viabilizando o investimento externo de até 30% nestas empresas de comunicação, o que ajudou o quesito financeiro, mas comprometeu ainda mais a independência editorial?

Agora faço outra pergunta: por que a mídia não seria conivente com FHC durante os oito anos de mandato? Além de ter ajudado os veículos de comunicação, realizou uma política estritamente neoliberal, defendendo os interesses de uma minoria poderosa, assim como Bush.

Por isso, fica o aviso. Duvidem, questionem e, principalmente, atentem para os que são alvejados e criticados. Televisão, jornais, revistas, geralmente os maiores, defendem os interesses de quem? Qual é o conteúdo de suas matérias? Por que não mudar o hábito? As invés dos conglomerados, busque fontes alternativas de informação. Na internet, listo alguns sites alternativos. Boa leitura!

Revista NOVAE
Mídia Independente
O Debatedouro
Carta Capital
Diário Vermelho
CUT
Espaço Acadêmico
Clube Mundo

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Em 4/03/2005, às 21:43:44, Pitty | página pessoal | e-mail disse:
Às vezes penso que o conteúdo deste flog está além do meu entendimento, rs. Brincadeira, Lou. Confesso que não sou muito adepta a discussões acerca de política, mas os temas abordados aqui são um tanto quanto interessantes. Aguardo o seu contato via msn. Beijo grande.

8:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 5/03/2005, às 03:02:03, emerson disse:
Fico muito feliz em saber que ainda existam pessoas como vc, que buscam informar, orientar, enfim, deixar mais clara nossas idéias e opinioes. Parabéns pelo conteúdo do flog. Forte abraço.

8:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 7/03/2005, às 20:54:52, Jonas disse:
O mais irônico é que as pessoas esquecem certas "notícias" veiculadas, como as capas que você colocou, Lou. Com essa memória tão curta, o nosso trabalho fica mais complicado, tendo que relembrar certas facetas do jornalismo brasileiro desconhecidas da maioria.

8:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 9/03/2005, às 19:41:47, sergio lima | página pessoal | e-mail disse:
Olá Louise!!! Excelente flog. Se quiser um espaço para escrever um blog só sobre política, na linha deste teu ótimo flog aqui, é só falar.

8:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 10/03/2005, às 16:58:11, Toni | página pessoal disse:
as imagens falam por mil palavras! Parabéns!

8:55 AM  

Postar um comentário

<< Home