O Primeiro Contra Mare

Este é o primeiro blog da minha autoria www.fotolog.terra.com.br/contramare, o qual perdi o acesso. Atualmente estou em novo endereço:www.contramare2.blogspot.com

28 abril 2005

Um ídolo vivo e no poder: amado pelo povo, odiado pela elite

03/02/2005 11:58

Ele é um exemplo vivo dos ensejos da esquerda, priorizando em seu governo na Venezuela a distribuição de renda, a reforma agrária, habitação e educação para a população e a não privatização das indústrias elétricas, de alumínio, da água e do petróleo. Resistiu a duas tentativas de golpe contra o seu governo promovidos pela petrocarcia oligárquica, grandes empresários e donos de estação de televisão, mas, com o apoio da maioria daquele país, que vinha amargando há anos governos elitistas que deixou cerca de 80% da população pobre, mantem-se no poder, desafiando os interesses de grande parte do mundo, em especial, os EUA.

Com essa explicação eu justificava a criação de uma comunidade chamada Hugo Chávez no Orkut. Com aquilo raramente funciona, não consegui. Pensei em escrever um artigo neste blog - o que o faço agora – para tentar informar aos meus amigos, um pouco do que este presidente está fazendo pela Venezuela.

Comecei a pesquisar muito na internet, gastei quase minha manhã inteira. Encontrei muita informação, mas também muita desinformação. A pior foi da Folha Online, descrevendo o que foi o golpe em abril de 2002 contra o governo na Venezuela. Um trecho: “A insatisfação contra Chávez cresceu devido ao seu estilo autoritário, à agenda de esquerda, ao fracasso no combate ao crime, à pobreza e à corrupção.”

Em compensação, encontrei sites fantásticos, pouco conhecidos, que os destaco no fim deste artigo. Apesar de conhecer a pouco interesse pela leitura de muitos dos meus amigos, insisto, leiam esses links. São esclarecedores. Como disse Hugo Chávez no Fórum Mundial Social deste ano: “O conhecimento é ciência como a água é para o arroz. Sem ele, somos um zero à esquerda. Ser cultos para ser livres, dizia Martin. E Bolívar foi claro nesse conhecimento”, referindo-se a Simon Bolívar e San Martin, ícones da integração latino-americana.

Por isso, o especial, o fantástico da realidade na Venezuela, está descrita nesses links abaixo. Sinceramente, acredito que não poderia fazê-lo melhor do que o primeiro da lista. Explica perfeitamente o por quê a elite tenta derrubar Chávez, o por quê ele está sendo tão apoiado pelo povo, o por quê de um chanceler venezuelano ter anunciado ontem (02/02) a preocupação com uma invasão norte-americana.

Adital
MST
Resistir
Espaço Acadêmico

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Em 3/02/2005, às 14:25:44, Oi disse: Nossa Lou, que talento é este pra escrever que eu não conhecia? vou virar leitor de seus artigos... rss beijos
PS: Concordo contigo, a elite é uma ...

4:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Em 4/02/2005, às 10:17:48, Andre(detlef) | e-mail disse:
ois.. td bem???Li a tua mensagem no orkut!E li o seu texto tbm!!!Adorei a tua iniciativa e tbmm estava torcendo pelo Cháves no plebicito do ano passado!!E tbm estava torcendo por ele!Quanto a reportagem da folha... a folha de sao paulo é um jornal totalmente elitista e forma seus texto de forma q leve o leitor ao conformismo, eles usam os mesmos artificios da rede globo!!existe umas grande manipulaçao da informaçao alem da total ridicularizaçao ou marginalizaçao dos movimentos populares!!mas isso o q vc ta fazendo é muito importante adorei!e tbm é bom ver q nao é só eu neste país q adoraria ver a america latina unida e q adora esse cara!!!agora quanto a invasao americana na Venezuela é tao eminente quanto a invasao na amazonia brasileira!!!!meu adore isso qualker koisa pode contar comigo..., ja te add no orkut e nao mandei scrap pq nao sei pq naoesta dando e pode me add no msn!!!!( é o mesmo do e-mail ). Ate + kerida espero resposta! ah e se puder me mandar algo do q vc achou via e-mail agradeceria muito!!fui....

4:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Em 4/02/2005, às 20:28:15, Toni | página pessoal | e-mail disse:
Gostei do que você escreveu sobre o Chávez, embora alguns tópicos possam ser discutíveis. Querendo informação contrária às Folhas da vida, visite: http://www.mre.gov.ve/.
Um abraço

4:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Em 6/02/2005, às 02:51:30, marcelu* | página pessoal disse:
Olá ! tb li sua msg no orkut!
Você citou os comentários da folha online a respeito de hugo chávez.... é que vc não viu os cmentários feitos no estadão. Garanto-te que a folha consegue ser um pouco [ ou quase nada] liberal. Para conseguir informações sobre chavez, procure também conhecer a revista Caros Amigos (acho que vc já conhece....). E por fim, eu sinceralmente n sei em quem confiar. Atualmente acredito na mídia de esquerda, que relata com tanto orgulho os feitos de chavez. Só vou saicia-me no dia em que EU for a venezuela e vir aquilo com meus olhos. Até planejo uma viagem meio louca à venezuela, no ano que vem, provavelmente em janeiro.

4:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Em 7/02/2005, às 16:30:24, Jaques Rangel | página pessoal | e-mail disse:
Louise, Tudo bem?
Estou impressionado com teu posicionamento político, te convidei para ser minha amiga o orkut para discutirmos um pouco sobre Política. Da uma olhada na comunidade da banda AUTO RETRATO no orkut. Os caras tem um tema social e político muito bom.

4:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Em 11/02/2005, às 23:53:04, Jonas Gonçalves | página pessoal | e-mail disse:
Quanto mais tentam combater Chávez, mais ele se torna um dos últimos baluartes do que se poderia chamar de "esquerda real".

Sabem por quê? É simples. Basta um país ter petróleo e o governo desse país não gostar de ingerências externas em seus assuntos, principalmente aqueles relativos ao próprio "ouro negro".

A Venezuela, como o Iraque, o Kuwait, o Irã e outros produzem esse líquido viscoso e que vale bilhões.

Bush não invadirá a Venezuela. Não tentará ocupar o país militarmente. Mas fará de tudo para tirar Chávez do poder, como já tentou em 2002, naquela patética de golpe.

Hugo Chávez já está no poder há alguns anos e permanecerá mais algum tempo. Isso dá margens a críticos da esquerda dizendo que ele é mais um ditador que relembra "os tenebrosos tempos da foice e do martelo" na antiga União Soviética.

O presidente venezuelano fez uma verdadeira revolução por lá. Uma nova constituição foi promulgada e até mesmo o nome do país foi modificado (virou República Bolivariana da Venezuela, em homenagem a Simón Bolívar).

Vejo Chávez como um Simón Bolívar contemporâneo, alguém capaz de lutar por seus ideais, mesmo que isso custe sua imagem perante os áulicos da direita, que o odeiam tanto quanto a Fidel Castro, Stálin e outros representantes dos "vermelhos".

Ser "do lado de lá" atrai a ira da elite, ultraconservadora e ortodoxa em seus valores de caráter extremamente duvidoso.

Não irão conseguir depor Chávez, pois ele é apoiado pela esmagadora maioria dos venezuelanos. Lá, diferentemente daqui, o povo luta por seus ideais e direitos. Vide um exemplo bem mais distante, o da Ucrânia, quando descobriu-se que ali a corrupção e até mesmo tentativas de assassinato ocorriam em larga escala.

4:13 PM  

Postar um comentário

<< Home