O Primeiro Contra Mare

Este é o primeiro blog da minha autoria www.fotolog.terra.com.br/contramare, o qual perdi o acesso. Atualmente estou em novo endereço:www.contramare2.blogspot.com

28 abril 2005

América Latina: Quintal dos EUA

18/01/2005 10:27

Duas notícias chamam a atenção. Uma publicada hoje, na Folha de São Paulo:
"Estimulada ou não pela troca de guarda no Departamento de Estado, a direita americana acordou para a América Latina e o Brasil. Ontem foi o colunista Jackson Diehl, do "Washington Post", que falou da urgência de dar atenção aos riscos para a democracia na região:
- Até as democracias fortes, como Brasil e Chile, se tornaram fracas: ambas têm presidentes esquerdistas que freqüentemente posam contra as políticas do presidente George W. Bush. No título do texto, "Problemas no nosso quintal".”

Outra é a crise diplomática entre a Venezuela e a Colômbia. De um lado Chávez, político nacionalista de esquerda e, conseqüentemente, anti-EUA. De outro, Uribe: centro-direita, pró-EUA e, como não poderia ser diferente, neoliberal. Dentre os dois, Rodrigo Granda, líder marxista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Granda foi capturado mês passado em território venezuelano enquanto participava do II Congresso Bolivariano dos Povos. A princípio, a Colômbia alegou que havia o prendido dentro de sua fronteira, mas fontes anônimas deste País admitiram que o seqüestraram com a ajuda dos Estados Unidos, o que vem a desrespeitar todas as normas internacionais.

As autoridades venezuelanas consideraram o incidente uma violação da sua soberania e resolveram romper as relações comerciais e diplomáticas com a Colômbia. Esta, por sua vez, alega que Chávez dá suporte a apoio às FARCs, o que ele vem desmentindo constantemente.
Mais informações:
Diário Vermelho
UOL

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Em 18/01/2005, às 11:23:57, Fernanda | fotolog disse: Oi prima... passei para te dar um oi... e, bem que vcs poderiam ter vindo p/ k hiem? ... Seu fotolog é bem interessante ... bjos...
Fê de Rondonia

3:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Em 18/01/2005, às 15:11:07, claudinha disse:
amei, vc é super inteligente, Lou!!!!!
bjao

3:52 PM  
Blogger Louise Santos said...

Em 24/01/2005, às 13:48:13, Louise disse: Chávez acusa EUA do seqüestro e é apoiado pela maioria da população do seu País. Leia mais:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2005/01/050124_chavezt
p.shtml

3:53 PM  

Postar um comentário

<< Home