O Primeiro Contra Mare

Este é o primeiro blog da minha autoria www.fotolog.terra.com.br/contramare, o qual perdi o acesso. Atualmente estou em novo endereço:www.contramare2.blogspot.com

29 abril 2005

Os segredos para se manter o sistema

21/02/2005 15:10

Na semana passada, comprei o exemplar de fevereiro da revista Caros Amigos. Nesta, encontrei um texto que retrata perfeitamente o que penso sobre o sistema. Segue abaixo o artigo “A Idéia”, de César Cardoso.

- Eu tenho uma idéia. Vamos fazer um país, mas um país novo, partindo do zero. Bota aí uns 200 milhões de pessoas.
- Mas é gente demais, não é não?
- Ta bom, 180 milhões e não se fala mais nisso.
- Sei não. Vem cá, pra começar, como é que você vai arranjar trabalho pra essa gente toda?
- Não vai ter.
- Ué, não?
- Não. É bom que não tenha. Tendo mais gente que trabalho você paga pouco a quem trabalha.
- Mas eles vão trabalhar em quê?
- Nas empresas, é claro.
- Claro? Pra mim ta escuro! Bota ai metade deles trabalhando, já são 90 milhões. Como que você vai fazer empresa pra essa gente toda?
- Nós não vamos fazer empresa nenhuma.
Vamos trazer as empresas de fora, que já estão prontas.
- E a troco de que elas vão topar vir pra cá?
- A troco não, a dinheiro graúdo, o dinheiro que eles vão economizar pagando muito pouquinho aos 90 milhões. Além do monte de matéria-prima novinha em folha que a gente vai dar pra eles.
- Vem cá, você não acha que os 90 milhões que trabalham e ganham miséria vão acabar chiando?
- Acho. Mas ai a gente pega dois milhões deles e faz com que fiquem milionários, com um vidão de primeiro mundo pra nenhum botar defeito.
- Você é doido! Os outros vão morrer de inveja!
- Lógico, a idéia é essa. A inveja é a filha mais nova e mais gostosa do desejo. A gente bola uns anúncios dizendo, melhor, prometendo que esse desejo está ao alcance de qualquer um.
- E eles vão acreditar?
- E quem é que não acredita num anúncio bem-feito, com calda escorrendo e a mulher mais linda dizendo que você é o tal?
- Mas os outros 90 milhões? Esses não vão acreditar nem em anúncio bem-feito.
- Claro que acreditam, esses aí são muito mais fáceis de enganar. Eles nem foram à escola!
- Não?
- Claro que não. Se não tem emprego pra eles, pra que vai ter escola?
- Mas é tão bacana ir à escola!
- E você acha bacana ter 90 milhões de pessoas espertas, esclarecidas e sem nada pra fazer?
- É, não é uma boa idéia não. Mas eu acho que mesmo assim eles vão aprontar.
- Vão, com certeza vão. Tem gente que vai roubar, tem gente que vai matar.
- E ai?
- Ai a gente diz que a culpa é deles. Se tem 90 milhões que estudam e se matam pra ter um pouquinhozinho de dignidade por que os outros 90 milhões são desempregados? Porque não querem nada com o batente.
- Mas eles não têm emprego nem que queiram.
- Mas, se você contar isso pra eles, meu amigo, eu sinto muito, mas vou te prender e te chamar de terrorista.
- Ai eu já sei, mesmo sendo teu melhor amigo, você acaba com a minha raça.
- Eu? Não toco em um fio de cabelo seu. Deixo você fugir a anuncio que o terrorista perigoso, uma ameaça às famílias, está solto!
- Pó, eles vão querer me matar!
- Mas eu sou teu amigo, eu não deixo eles te matarem. Assim esse joguinho não termina nunca.
- Mas a gente estava falando dos 90 milhões de desempregados.
- Que desempregado! Não vai ter desempregado no nosso país.
- Como não?
- Ta na cara! Eles só são desempregados porque não querem trabalhar, o que faz com que eles deixem imediatamente de serem desempregados e passem a ser vagabundos. E não vão ser todos.
- Como é que você sabe que não vão?
- Essa é fácil. Religião. Pegue um desocupado e encha a cabeça dele de religião, cria logo umas três ou quatro para eles disputarem qual é a melhor. Além de obedientes, eles não vão pensar em fazer besteira.
- Será que não?
- Vai por mim, pra criar obedientes, a religião é melhor que o quartel. E quem não seguir uma religião qualquer nem for empregado só pode ser um marginal. E marginal, a ciência já provou que é um problema de nascença ou de código genético, área do cérebro, algo assim.
- Eu não sabia. Que ciência provou isso?
- A que a gente quiser. Afinal, quem é que vai pagar os cientistas?
* O texto não está na íntegra.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Em 22/02/2005, às 09:59:12, Marcos | página pessoal | e-mail disse:
Show de bola mesmo esse texto!!

8:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 22/02/2005, às 10:11:32, felix disse:
interessante o texo LOUISE,mas como nessa terra tudo q planta da mesmo........vc lembra daquel historinha q quando pedro descobriu o BRASIL..?pois é,quando eles estavam roubando-nos pau brasil atráves do trabalho escravo dos indíos um deles foi pego "roubando oque era nosso"será q da para entender?????,e o castigo para aquele indío foi a pena de morte e o enterraram ali mesmo......e como nessa terra tudo q se planta dá......estamos colhendo os frutos podres daquele tempo ainda......vai ter ladrão assim lá na casa da conchixina!!!!!!!

bjùs

8:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 22/02/2005, às 12:40:47, Leonardo Bueno | página pessoal | e-mail disse:
Excelente esse texto. Quem concordar com ele está assinando a carteirinha de marginal, sem o tom pejorativo que muitos costumam associar.

8:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 22/02/2005, às 12:56:51, Edimar | e-mail disse: Louise, parabéns pela iniciativa de disponibilizar o texto. Muito interessante o jogo de idéias. Um abraço

8:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 22/02/2005, às 13:08:33, Ruca Anarckos | página pessoal disse:
Louise, tenho um site também, mas com escritos meus, lá tem um com a mesma idéia, entre lá e me diga o que acha!

8:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 22/02/2005, às 20:10:19, Thiago Quintella | página pessoal disse:
Excelente texto! resumo em diálogo de como se explica nossa situação!

8:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 24/02/2005, às 14:44:19, Isabella | página pessoal disse:
Perfeito!!!!
Posso furtar, dando os devidos créditos ? RS

8:38 AM  

Postar um comentário

<< Home