O Primeiro Contra Mare

Este é o primeiro blog da minha autoria www.fotolog.terra.com.br/contramare, o qual perdi o acesso. Atualmente estou em novo endereço:www.contramare2.blogspot.com

29 abril 2005

A Senhora de Todos os Dias

23/02/2005 17:43

Domingo sai com duas amigas para um barzinho, com o intuito de conhecer gente nova, sair de casa, bater-papo. A conversa tomou rumo sobre o casamento da Cicarelli e Ronaldinho, que nada tinha aparecido no Pânico na TV, a não ser um cachorro que teria entrado no evento com uma câmera. Não entendi direito.

Terça-feira à noite fui à casa de amigas participar de uma rodada de cachorro-quente. Televisão ligada: Big Brother Brasil. Pelo que entendi, um grupo era do bem, outro do mal. Representantes dos dois lados no paredão. Uma garota morena foi rejeitada por mais de 80% de votos. Comemoração na sala: “Vem, vem, Natália vem!”.

Enquanto isso, leio nos jornais a vitória de Severino Cavalcanti para a presidência da câmara. Este sim cumpre promessas de campanha. Vai aumentar o salário dos deputados. Sem contar a briga pelo poder nos bastidores. O candidato vencera o segundo turno por ter negociado com o PSDB apoio incondicional nas eleições presidenciais de 2006. Mas, Fernando Henrique Cardoso já alerta: “Só concorrerei se a situação do Brasil não estiver boa”. Interpretem: “Mercado: espantem todos, preciso de você!”.

Sem contar que o tal Severino – contra o casamento homossexual, aborto mesmo se comprovado estupro ou risco de vida para a mãe ou o feto – já prometeu: “Meu apoio ao governo Lula dependerá de como ele vai tratar o PP”. Interpretem: “Quero meus partidários no ministério!!!”

Em um jornal regional (Diário do Grande ABC), leio matéria sobre vereadores de Mauá que recebem R$ 1,35 mil mensais como auxílio moradia, apesar do aluguel de uma casa com três dormitórios em um dos bairros mais caros custar R$ 650,00.

Aí me pergunto: “Cadê as manifestações populares?”. “Não haverá passeata?”. Venho, escrevo no meu blog, espalho a notícia em algumas comunidades do orkut e, não suficiente, entro em vários sites procurando alguma mobilização popular. Nada encontro. Sei que não estou sozinha, mas são tão poucas vozes que ecoam indignadas com a nossa realidade!

Lembro que vivemos em uma democracia. Que somos nós, ‘cidadãos’, que elegemos nossos representantes. Argumento de muitos que condenam Cuba pela ditadura vivida. Mas espera um pouco. Que tipo de democracia é esta? Mais de 16 milhões de brasileiros são analfabetos. 33 milhões são os ditos analfabetos funcionais, que não conseguem entender o que lêem. E sem contar a grande parte que até sabe ler, escrever, mas prefere ver tevê a ler um livro. Que quando lê, acredita piamente no que a mídia informa. Um país que tem como a revista mais vendida a elitista VEJA.

Milhões de desempregados, filas nos hospitais públicos, planos de saúde falidos, um Fundo Monetário Internacional sugando os recursos de países pobres que precisam investir em educação e saúde e os repassando para um mercado-vampiro, sedento por novas vítimas, já que pouco sangue resta no corpo destes miseráveis.

Mas e daí? Vou é pro estádio torcer pelo meu time, que paga milhões no passe de novos jogadores com dinheiro que precisa ser lavado. Vou ficar sentada em frente à televisão, torcendo por personagens que eu nem mesmo conheço. Sonhar com o dia em que o destino sorrirá para mim com um aumento do meu salário, assim poderei gastar mais com baladas, roupas, telefone e, quem sabe um dia, ficar rica? Vai que eu ganho na Mega Sena???

8 Comments:

Blogger Louise Santos said...

Em 23/02/2005, às 17:46:36, Louise Santos | fotolog disse:
Desculpa galera, hoje estou meio revoltada...

8:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 24/02/2005, às 01:07:31, Leonardo Bueno | página pessoal | e-mail disse:
Que nada, Louise. Isso é normal entre os anormais...

8:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 24/02/2005, às 14:09:44, Karine | e-mail disse:
Olá! Acabei chegando aqui pela comuna "América Latina Unida". Hoje me peguei com a manchete "Megasalário" na capa do Correio Brasiliense. E pensei a mesma coisa: ninguem vai falar nada? Estou pensando em algo no minimo simbólico. Um ajuntamento de pessoas portando narizes de palhaço para daqui a uma semana?

8:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 24/02/2005, às 14:36:19, Isa | página pessoal disse:
Pois é, estão todos em casa, assistido televisão, alienados, cegos, muito preocupados com o que a Nazaré vai aprontar ou quem vai ser eliminado. Triste, não? Compartilho com você da indignação não só com essas injustiças e esses políticos corruptos, mas com o conformismo das pessoas! Sinto uma raiva de queimar aqui dentro quando leio, por exemplo, do aumento abusivo que o Severino vai dar pros deputados.. e aí penso, o que eu posso fazer? Minha vontade é de fazer uma passeata revoltada, sei lá, mas ninguém se manifesta, ninguém se interessa, e eu sou covarde ...

Putz, algo precisa ser feito....! Não consigo aceitar ...

Concorda?

8:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 24/02/2005, às 15:32:34, Jonas | página pessoal | e-mail disse:
Olha, ser contra a maré (como o próprio nome do seu fotolog diz) é dureza.

Parece que você é um alienígena ou então um chato, que só sabe ver problemas e defeitos no mundo. Mas é que as coisas estão de tal maneira que fica impossível ficar cego diante da realidade. Enxergo muito bem a safadeza desse tal de Severino Cavalcanti, que se elegeu apenas porque prometeu o famoso aumento salarial para os parlamentares. Enxergo muito bem a canalhice de políticos que, sedentos de poder, fazem acordos espúrios da pior espécie. Enxergo muito bem o lixo disseminado pela televisão aberta brasileira, diariamente. Big Brother e novelas (por incrível que pareça, já houveram fantásticas, mas hoje só tem porcaria) são apenas algumas demonstrações veiculadas pela maior emissora do País. Se pararmos para analisar, temos uma fauna televisiva que vai de João Kléber a Sérgio Mallandro, passando por Márcia Goldschmidt, Ratinho e Gilberto Barros. É para ficar revoltado sim, Louise. Pelo menos todos que possuem a capacidade de se indignar.

8:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 24/02/2005, às 20:32:01, Maldonado | página pessoal disse:
Parabéns pelo que pensa e escreve... e obrigado pela visita...

8:42 AM  
Blogger Louise Santos said...

Em 25/02/2005, às 09:36:54, Louise Santos | fotolog disse:
Queria aproveitar o espaço e indicar o filme Amarelo Manga. Além de belíssimo, demonstra a vida mundana direcionada pela televisão, o que acaba correspondendo à realidade que vivemos.

8:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Em 1/03/2005, às 19:33:56, Pitty | página pessoal | e-mail disse:
Nossa, Lou. Você, sem dúvida, tornou-se uma grande e admirável jornalista. Anseio por um contato no msn ou no meu flog. Beijo grande.

8:43 AM  

Postar um comentário

<< Home